Percebendo o Outro (Humano)


Escolha um momento tranquilo e reservado para fazer esse exercício. Pode ser em sua casa, num parque ou num lugar que você possa ficar sozinho por uns 10 minutos. Delimite um lugar à sua frente, você pode usar uma folha de papel, um objeto, um tapete, etc.

De pé e de frente para a área delimitada, deixe seu corpo relaxar um pouco fazendo sete respirações profundas. A cada expiração, deixe seu corpo soltar, relaxar, como se estivesse derretendo. 

Depois disso, escolha uma pessoa. Você pode começar com alguém que você gosta, por exemplo. Depois pode escolher um vizinho, um estranho na rua.

Agora, imagine que essa pessoa está à sua frente no lugar delimitado anteriormente. Não precisa ter essa imagem nítida dela, caso você tenha dificuldade em visualizar algo. Mantenha a sensação e a ideia de que a pessoa está ali diante de você. 

Agora, se coloque na posição da pessoa, fazendo de conta que é ela, e tente perceber como ela se sente de modo geral. Deixe vir o que vier, sem julgar. É só um exercício de percepção. Fique uns segundos ou um minutinho e volte para o seu lugar. 

Agradeça à pessoa por essa experiência e deseje que ela seja feliz e fique livre de todo sofrimento. Faça isso do seu jeito, da forma que vier em seu coração.


Áudio da Prática


Observação:

Esse exercício de percepção permite que você vá treinando se colocar no lugar de outra pessoa, de modo a sair do egocentrismo e da visão limitada de separação, que tem feito tanto mal ao nosso planeta e à humanidade. 

*O exercício acima foi inspirado no Budismo e num exercício de âncora da Constelação Familiar.

Saber mais: